Translate

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Caminho de Volta



Imagine um mundo diferente de tudo que você já conhece...
 Árvores de beleza nunca vista. Animais dotados de uma sensibilidade ainda não encontrados. Construções fantásticas que não foram ainda arquitetadas no ambiente terreno. Um mundo composto de seres dotados com a mesma aparência dos seres que aqui convivemos na Terra, porém dotados de matéria diferente, quintessênciada, isto é, uma forma sutil de energia. Este é o Mundo das Ideias de Platão. E o centro onde gravita este mundo é o Bem. É lá que se encontram as essências, a verdade.
Tudo o que alcançamos com nossos cinco sentidos, tudo o existe aqui na Terra são apenas reflexos, cópias imperfeitas das essências, que participam da ideia verdadeira, que participam da ideia perfeita, porém estão ainda distantes do ser verdadeiro, da perfeição.

Aqui percebemos planos diferentes, dimensões aparentemente de uma mesma coisa. Isso implica inter e intra-dimensionalidades, isto é, mundos dentro de mundo, que estabelecem relações. Platão aponta o processo de “encarnação”, isto é, o nascimento no âmbito da existência terrestre, a princípio como uma necessidade que ele justifica com o mito da “queda da alma”, porém, aponta uma saída, um retorno, discursa que os seres humanos aqui encarnados, as pessoas, podem ascender novamente ao mundo das ideias, o mundo inteligível, através do conhecimento.
Um processo pedagógico que se dá pelo impacto das experiências da existência terrena. Daí o processo, ou melhor, os processos pedagógicos e a Filosofia serem focados na reminiscência, nas lembranças das ideias verdadeiras, processo que se faz através do conhecimento das verdades eternas.
Mas, isso não é novo, pois o encontro com essas verdades já existe de toda eternidade. A exemplo, a ideia de Amor, a ideia de Justiça, elas nos dão condições de alterar conscientemente nosso comportamento, nossas atitudes, nosso modo de agir, e, consequentemente ampliando nossas percepções. É a pedagogia do “Caminho de Volta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benvindo! Deixe seu comentário: